Psicopedagogia

25 Feb 2011 --- Close-up of many colorful letters against gray background --- Image by © Peo Quick/Matton Collection/Corbis

A Psicopedagogia é um campo do saber que envolve as áreas de saúde e educação e tem como objetivo analisar e tratar dificuldades específicas de aprendizagem.

Atualmente a Psicopedagogia está relacionada ao trabalho de avaliação e intervenção nas dificuldades de aprendizagem. Com isso, sua preocupação envolve a cognição de uma forma geral, percebendo que aspectos físicos, sociais e emocionais podem influenciar os processos de aprendizagem.

A avaliação psicopedagógica é indica quando as dificuldades se tornam recorrentes e os avanços das crianças se tornam lenificados e/ou trazem prejuízos cognitivos de forma geral. Estar atento ao desenvolvimento das crianças desde as primeiras aquisições de aprendizagens é a melhor forma de intervir e solicitar a ajuda desse profissional.

Alguns dos problemas mais comuns:

* Repetência ou fracasso escolar.
* Distúrbios de aprendizagem, relacionados a leitura, escrita e /ou raciocínio lógico matemático.
* Dificuldades de atenção.
* Problemas relacionados ao ambiente escolar (recusa escolar, baixa motivação para os estudos, entre outros).

Esses são apenas alguns dos problemas mais comuns, mas não hesite, caso o seu filho apresente algum comportamento que  chame sua atenção,  ou que a escola indique que algo possa estar atrapalhando o processo de ensino / aprendizagem do seu filho e procure um profissional especializado.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *