Adolescentes

Teenage friends photographing themselves with smartphone

A adolescência é uma fase própria da nossa cultura ocidental que tem por característica a necessidade do jovem de começar a fazer parte do mundo adulto. Por essa perspectiva surgem às dificuldades para ingressar nessa nova fase, que traz consigo expectativas por parte da própria sociedade, família e do próprio adolescente.

Mesmo que não queira é obrigado a reformular os conceitos que tem a respeito de si mesmo e que o levam a abandonar sua autoimagem infantil e a projetar-se no futuro de sua vida adulta.

Inicialmente surgem as mudanças no seu corpo – as quais acarretam em diversas mudanças no humor e emoções –  mudanças de papel frente ao mundo exterior, sendo que é uma fase de busca de si mesmo e de sua identidade, de questionamentos  com atitudes sociais e reivindicatórias, formação de grupos, e outras características que podem gerar novos conflitos ou algum não resolvido na infância, que pode agravar-se.

Alguns dos problemas mais comuns:

* Fobias;
* Problemas relacionados a família (conflitos com os pais e irmãos);
* Problemas relacionados à alimentação (Bulimia e Anorexia);
* Comportamentos de delinquência;
* Problemas de formação de identidade;
* Problemas relacionados à sexualidade;
* Lutos difíceis;
* Obsessões e /ou compulsões;
* Problemas de depressão e ansiedades.

Esses são apenas alguns dos problemas mais recorrentes, mas não hesite, caso o seu filho apresente algum comportamento que te chame atenção,  que não seja comum ou mesmo que mude características de um momento para outro, procure um psicólogo.

Atualmente é muito comum que o próprio adolescente solicite um psicólogo, portanto, não hesite em buscar um profissional para o seu filho (a).